Fundação Macaé de Cultura

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Home Notícias
Notícias

Agenda da Cultura: muita música e poesia

E-mail Imprimir
sarau
 
"Sem a música, a vida seria um erro", ja dizia Nietzsche. Então vamos de Musica! Nesta segunda (26), abrindo a semana, teremos o grupo de jovens alunos da Escola Riviera de Música, com sarau de piano e violino no Teatro Municipal, e continuamos com música, ensaio aberto da Orquestra Popular de Macaé  (OPM), música de qualidade nas propostas semanais 'Benê Lá' e 'Imbetiba com Cultura' e, finalizando a semana, na Quinta (29), tem Sarau de Poesia com lual na Praia do Pecado, 19h, vertente da proposta 'A Língua do P, poesia, poetas, povo'. 
 
Confira a programação:
 
Segunda-feira  (26)
 
*Sarau de Piano e Violino, Teatro Municipal, 18h30
 
*Música Todo Dia
Jazz e Bossa Nova, Foyer do Teatro Municipal, 19h
 
* A Lingua do P no Hospital Público Municipal, oficina de Haikai, com o jornalista e poeta Gerson Dudus, alunos de Medicina, 14h.
 
Terça-feira  (27)
 
*Benê Lá, a partir das 18h, Praça Jorge Marins.
 
*Projeto Visita Guiada Integração Museu Escola Solar dos Mellos - Programa de Educação Patrimonial com a Escola Municipal Professora Celita Reid Fernandes, 9h às 12h, alunos da Educação Infantil.
 
*14h às 16:30 - Projeto Lugares de Memória Solar dos Mellos com o grupo REMA.
 
Quarta-feira (28)
 
* Música Todo Dia 
Ensaio Aberto da OPM, 15h, Praça das Artes.
 
*Projeto Lugares de Memória Solar dos Mellos com a Escola Municipal Professor Paulo Freire - alunos do ensino fundamental de 9h as 11h.
 
 
Quinta-feira  (29)
 
* Imbetiba com Cultura, 17h, no Anfiteatro Professor Antônio Alvarez Parada. 
 
*Sarau de Poesia, Lual da Língua do P, 19h, Praia do Pecado.
 
*Música Todo Dia no Foyer do Teatro Municipal 
 
18h30 - Quarteto violoncelos 
 
20h - Prática Técnica de Coral e Repertório de Canto.
 
*Projeto Visita Guiada - Integração Museu / Escola com o Colégio Barroco Lopes - alunos do ensino fundamental I (primeiro seguimento) de 9h às 12h e de 14h às 16h, e Sarau com André Marcos às 19h.
 
Sexta-feira  (30)
 
*Música Todo Dia no Foyer do Teatro Municipal 
18h30 - Camerata de violões .
 
*Projeto Visita Guiada - Integração Museu / Escola  com o Colégio Barroco Lopes - alunos do ensino fundamental I (primeiro seguimento ) manhã e tarde.
 
Endereços:
 
- Praça das Artes, Foyer e Teatro Municipal ficam na Avenida Rui Barbosa, 780, Centro.
 
- Praça Jorge Marins é a Praça do Mercado de Peixes, localizada na Antiga Rua da Praia.
 
- Anfiteatro Professor Antônio Alvarez Parada fica na Orla da Praia da Imbetiba.
 
- Solar dos Mellos - R. Conde de Araruama, 248 - Centro.
 
Jornalista Mônica Braga
 

"Arraiá" do Imbetiba com Cultura é atração desta quinta-feira

E-mail Imprimir
"Arraiá" do Imbetiba com Cultura é atração desta quinta-feira 
 
quadrilha
 
 
É tempo de fogueira, danças e comidas típicas. É festa de São João por aqui também. O Imbetiba com Cultura oferecerá nesta edição de Quinta (22), 17h, vários momentos dando ênfase a Festa Caipira, manifestação de grande representação cultural no território brasileiro.
 
A banda Benê Lá, formada pelos professores e alunos da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (EMART) com direção do coordenador de música Marco Polo, o Banana, comandará a festa.
 
 Com o objetivo de agradar ainda mais o público, a Secretaria de Cultura, além da Banda Benê Lá, oferecerá um espetáculo com a quadrilha Lua de Prata, do bairro Lagomar e o aulão aberto de forró com a equipe de professores e alunos da Farah Cultural, do músico Robson Farah, onde o principal objetivo é a interação com o público, que não fica como espectador apenas, mas sim fazendo parte do show oferecido.
 
Para Tânia Jardim, Secretária de Cultura, é importantíssimo evidenciar datas como essas de grande valor cultural "A beleza da dança, junto com as histórias que envolvem o tema, é, tradicionalmente, uma das manifestações artísticas  que mais tem na bagagem o nosso Brasil. Com muita satisfação vamos realizar mais uma festa junina, a primeira no Benê Lá foi sucesso, a interação dos presentes, sem dúvida, foi o ponto mais importante. Democratização do acesso à cultura, objetivo maior", disse.
 
Sobre a Quadrilha Junina Lua de Prata
 
Formada por 40 componentes de várias faixas etárias e já tem 6 anos de existência.
 
O grupo surgiu no bairro lagomar no intuito  de levar alegria na noite de São  João e, consequentemente,  virou um grupo profissional que representa Macaé no estadual de Quadrilhas no Rio  de Janeiro.
 
 No concurso de ruas,  foi convidada pra representar Macaé em Belo Horizonte, vitória , Piauí e Sergipe pela liga de Quadrilhas do Nordeste, entre outras participações.
 
 Além das atrações artísticas, no Imbetiba com Cultura terá opções de gastronomia, oferecendo um cardápio variado de comidas e bebidas, das tradicionais nordestinas a doces e sanduíches modernos.
 
O Imbetiba com Cultura acontece no espaço do Anfiteatro Professor Antônio Alvarez Parada, na Orla da Praia da Imbetiba, com início as 17h.
 
Jornalista Mônica Braga
 

Curso Técnico em Teatro da EMART abre 30 vagas

E-mail Imprimir

 

 

 

logo EMART

Para quem sonha ser ator ou atriz profissional, a Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (EMART) traz uma boa oportunidade com a oferta 30 vagas para o início de mais uma turma do Curso Técnico de Teatro. A inscrição para participar do processo seletivo estará aberta do dia 3 a 21 de julho. Os interessados podem se inscrever via e-mail ou presencialmente na secretaria da escola, localizada no Centro Macaé de Cultura. Os candidatos precisam ter concluído o ensino médio ou estar cursando o 2º ano em diante para pleitearem o ingresso ao curso.

A audição para o Curso Técnico em Teatro será realizada nos dias 2, 3 e 4 de agosto. A prova de seleção tem três etapas, obedecendo a seguinte ordem: conhecimento teatral (autores nacionais, autores estrangeiros e métodos teatrais), no dia 2; aulão; no dia 03; cena pré ensaiada e entrevista individual, dia 4. Todas as etapas serão realizadas na EMART e a não realização de alguma delas desclassifica automaticamente. Os itens descritos no edital como datas, horários , conteúdo programático e tempo de duração de cada prova devem ser observados no edital e cumpridos rigidamente. A lista dos aprovados será fixada no mural da EMART no dia 7 de agosto, e também informada através do e-mail mencionado pelo candidato.

Por qualquer uma das vias escolhidas de inscrição, o candidato deverá informar nome completo, telefones de contato, e-mail, data de nascimento e número de identidade. O endereço para envio é Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. . No local do assunto deve ser digitado "Processo Seletivo Teatro". Se preferir se inscrever na própria escola, a localização é a Avenida Rui Barbosa 780, 3º andar, Centro (ao lado da CEF). O edital será disponibilizado aos interessados na secretaria da EMART a partir do dia 3 de julho.

 Jornalista Marilene Carvalho

 

Cultura e preservação na X Feira de Responsabilidade Social Empresarial Bacia de Campos

E-mail Imprimir
 
 
 
8
 
 
 A Secretaria Municipal de Cultura, através da Biblioteca Henriqueta Marotti, participou da X Feira de Responsabilidade Social  Empresarial Bacia de Campos, que aconteceu na Cidade Universitária de 12 a 14 de Junho.
 
O Tema discutido por professores, alunos, servidores e empresários foi "Água, Biodiversidade e Inclusão: Ações Locais para Desafios Globais".
 
Célia Jatobá, atual responsável pelo espaço onde funciona a Biblioteca, mais uma vez aceitou o convite de dividir o espaço com o Instituto Vida Sustentável, projeto idealizado na Serra Macaense, que tem como diretor o Paulo Moraes.
 
A Biblioteca Henriqueta Marotti, ponto de referência Cultural em Glicério, Serra Macaense, durante os três dias expôs um pouco do trabalho e serviços realizados e oferecidos a população, além de informações sobre a mesma e a localidade em que se encontra.
 
 Como destaques no espaço da Biblioteca, estavam o livro "Serras de Macae" com imagens e produção do fotógrafo Everaldo Esterque que reproduz belíssimas imagens das paisagens fantásticas da Serra de Macaé e fragmentos da obra do artista Paulo Marques, "Ares e Amores", além da arte de Martinho Santafé que também abrilhantou o espaço.
 
 - So agradeço a oportunidade de representar a Cultura num evento importante para a sociedade como esse. Obrigada Paulo Moraes, por mais uma vez oportunizar esse trabalho em equipe e ao Martinho Santafé por disponibilizar essa oportunidade que faz a diferença aos macaenses - Pontuou Jatobá.
 
O Instituto Vida Sustentável trata-se de uma organização não governamental de cunho socioambiental e Cultural, importantíssimo para a Serra Macaense. Na feira, entre as atividades expostas ao público, destaca-se a exposição Programa Pássaro Brasil, do artista Sérgio Spencer, onde foram retatradas, através da pintura, várias espécies de pássaros.
 
Para Paulo Moraes, diretor do Vida Sustentável, a ideia é informar dentro de uma proposta educacional socioambiental, envolvendo jovens e adultos nas questões, principalmente, de extinção das espécies.
 
- Primeiro, estar aqui novamente é renovador. Obrigada a equipe envolvida e ao amigo Martinho Santafé por mais uma oportunidade, entre muitas. Em relação a exposição, a importância e o principal objetivo são exatamente a ideia de preservação dos pássaros silvestres do Brasil. "Salvemos os Pássaros do Brasil" é um grito de alerta! - Enfatizou Paulo.
 
Sobre a Feira
 
A Feira de Responsabilidade Social é uma iniciativa criada em 2008 com o objetivo de disseminar conceitos e boas práticas sustentáveis, com temas relevantes que envolvem gestão pública, iniciativa privada e terceiro setor, colaborando para mudanças de paradigmas, com atitudes mais éticas e formação de uma massa crítica mais consciente e preocupada com as futuras gerações e o destino da vida no planeta.
 
Tanto para Paulo Moraes quanto para Célia Jatobá, a oportunidade é ímpar e estarão sempre dispostos a participar das edições. "Informar, aprender, trocar, são as formas mais válidas de adquirir conhecimento, gratidão! - finalizou, Jatobá.
 
Jornalista Mônica Braga
 
Colaboração Célia Jatobá
Fotos Guga Malheiros
 
 
11
15
1
6
 

Abertas inscrições para cursos de canto e instrumento musical

E-mail Imprimir

 

 

 cantoria

A Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart) está com inscrições abertas para os cursos técnicos em Canto e Instrumento Musical. Os interessados têm até 21 de junho para se inscrever no processo seletivo cujo resultado final será divulgado em 14 de julho.

Ao todo estão sendo oferecidas oito vagas para o Técnico em Canto e 27 para o Técnico em Instrumento Musical. As inscrições podem ser feitas pessoalmente, na sede da Emart, na Avenida Rui Barbosa, 780, 3º andar, Centro. Ou por e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. , colocando no assunto o nome do curso pretendido. A inscrição é feita mediante a informação dos seguintes dados: nome completo, telefone(s), e-mail, endereço e data de nascimento.

O processo seletivo para os cursos será realizado em duas etapas na própria escola pelo corpo docente da Emart. A primeira fase acontecerá no dia 26 de junho, os aptos seguirão para a segunda, de 10 a 13 de julho. Já os aprovados deverão efetivar a matrícula no período de 17 a 21 de julho.

Os editais completos com o conteúdo programático, bem como a grade curricular de cada curso estão disponíveis no site da prefeitura: macae.rj.gov.br.

 

Fonte: Secom

 


Página 1 de 136

Notas

OPM realiza ensaio aberto com sucesso

 

Toda quarta, a Orquestra Popular de Macaé (OPM) promove seu ensaio aberto na Praça das Artes, prédio do Centro Cultural, onde alcança um público considerável.

Quer apreciar boa música? É só chegar!

O Ensaio tem início às 15h, com repértorio variado de choro e música popular brasileira, também com arranjos autorais.