Fundação Macaé de Cultura

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Home Notícias Notícia Dia Internacional do Teatro - 27 de Março

Dia Internacional do Teatro - 27 de Março

E-mail Imprimir

teatro

 

O teatro nasceu na Grécia, há mais de 2.500 anos, e os primeiros gêneros de teatro são a tragédia e a comédia. A civilização grega produziu obras que têm valor permanente, fazem parte da nossa cultura e são representadas até hoje. 27 de Março é o Dia Mundial do Teatro e foi criado marcando a dada da inauguração do Teatro das Nações, em Paris, no ano de 1961 pelo Instituto Internacional do Teatro (ITI).

A ideia surgiu a partir de uma reunião de um grupo numa pedreira em volta de uma fogueira, devido ao frio, onde a fogueira fazia refletir a imagem das pessoas na parede, o que levou um rapaz a se levantar e fazer gestos engraçados que se refletiam em sombras. Um texto improvisado acompanhava as imagens, trazendo a ideia de personagens fracos, fortes, oprimidos, opressores e até de Deus e do diabo. Assim foi marcado o 27 de Março.

A representação existe desde os tempos primitivos, quando os homens imitavam os animais para contar aos outros como eles eram e o que faziam, se eram bravos, se atacavam, ou seja, era a necessidade de comunicação entre os homens.

Teatro no Brasil - O Brasil conta com dramaturgos talentosos. No século 19, a comédia de costumes retratou com graça a sociedade brasileira da época, na obra de autores como Martins Pena e Artur Azevedo. Nelson Rodrigues é considerado um dos maiores dramaturgos do século 20. Sua peça Vestido de noiva, que estreou na década de 1940, é considerada um marco no teatro. Autores como Dias Gomes ou Jorge de Andrade também revelaram com precisão aspectos da realidade brasileira, dando valor universal aos conflitos de seus personagens.

Em Macaé, o Teatro Municipal (TMM) foi inaugurado em 28 de junho de 2000 e reaberto, oficialmente, com todas as normas de seguranças e adequações 100% atendidas, em 16 de Maio de 2014.

Muitas peças e artistas consagrados passaram pelo palco do Teatro Municipal. No ano de 2016, com a atual equipe e tendo como presidente da Fundação Macaé de Cultura, hoje Secretaria, Tânia Jardim, muitas peças, Musicais, encontro de Orquestra e Bandas marcaram o trabalho no Teatro. Belíssimos espetáculos foram apresentados no palco, entre eles 'Como Conquistar Um Homem', 'Não Deixe o Samba Morrer', Concertos com a participação da Sociedade Musical Nova Aurora, 'Alice no País das Maravilhas', 'A Gata Borralheira', 'Aquarela do Brasil', Apresentação dos 'Portadores da Alegria', Festivais de Dança, 'Salém, Além das Bruxas' e tantos outros envolvendo artistas e músicos dando destaque aos pratas da casa e outros nomes do meio artístico.

- Vivenciamos coisas lindas através dos palcos. Dia do Teatro é também dia de todos os envolvidos com a arte. Parabéns! E aproveitar para dizer que hoje comemoramos junto com o Teatro, o Dia Nacional do Circo, atividade que muito também nos alegra. Registra Tânia Jardim, Secretaria de Cultura.

Jornalista Mônica Braga

 

teatro1

 

Notas

Macaé promove segundo Seminário sobre Violência

O segundo Seminário sobre Violência, promovido nesta quarta-feira (29), reuniu 160 participantes e colocou em pauta a prevenção de violências contra o sexo feminino, a equidade e a ideologia de gênero machista. O evento, organizado pela prefeitura, aconteceu das 9 às 13 horas e de 14 às 18 horas, no Auditório Cláudio Ulpiano, na Cidade Universitária. A Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Cidadania, a Coordenadoria de Políticas para Mulheres e o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam) foram responsáveis pela programação.

A importância do seminário foi destacada pela Secretária de Desenvolvimento Social, Tatiana Pires. "A violência está em toda parte, em todas as classes sociais, não está restrita à raça, cor de pele, religião. O município tem equipamento de proteção para acolher a mulher vítima de violência, que vem fragilizada, mas é atendida por um trabalho de rede de modo a garantir a essa mulher a segurança", disse a secretária.

Satisfeita com a adesão pública ao evento, a coordenadora de políticas para mulheres e do Ceam, Jane Roriz, evidenciou os dados: em 2016 foram 3.921 atendimentos sociais, psicológicos e jurídicos pela equipe técnica, formada por assistentes sociais, psicólogos e advogados, referenciados por algum órgão que atende as mulheres ou por demanda espontânea.

Fonte: Equipe da SECOM