Fundação Macaé de Cultura

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Home Notícias Notícia Volta do 'Benê Lá' marca a agenda da semana na Cultura

Volta do 'Benê Lá' marca a agenda da semana na Cultura

E-mail Imprimir

mercado 02

A Secretaria Municipal de Cultura divulga a agenda de eventos semanalmente contendo atrações, cursos, propostas, espetáculos entre outros. Nessa próxima semana, 3 a 7 de abril, a agenda cultural será marcada pela volta do 'Benê Lá' no Mercado de Peixes e pela proposta da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (EMART), 'Música Todo Dia', na Praça das Artes.

A proposta Benê lá foi idealizada pela Secretaria de Cultura que tem como ideia inicial homenagear o compositor macaense Benedito Lacerda que em 2016 completaria 113 anos de nascimento. Benê Lá fez da praça Jorge Marins, do Mercado de Peixes, palco oficial da cultura macaense. Voltando esse ano toda terça, a partir das 17h30, dando início na próxima dia 4 de Abril. As edições do Benê são marcadas por apresentações de música instrumental, samba de raiz, choro e o melhor da Música Popular Brasileira, variando com artistas convidados e também leitura de poesias autorais do público e de poetas já consagrados.

Marco Polo, coordenador de música da Emart, comanda o grupo de músicos que atuam no Benê. Além de música, as edições contam com barraquinhas de aperitivos, petiscos e artesanato.

Também iniciando está a proposta 'Música Todo Dia', consiste em oficinas durante a semana, sempre as 15h, na Praça das Artes, onde músicos e alunos se apresentam variando as modalidades entre instrumentos, cameratas, canto, percussão, e outras vertentes oferecidas pela EMART.

A Orquestra Popular de Macaé (OPM) mantém seus ensaios abertos toda quarta, 15h, também na Praça das Artes, entrando, portanto, na programação da 'Música Todo dia'. Quanto às atividades nos polos culturais, na Fronteira continuam as aulas de balé, capoeira, corfebol, ginástica entre outros. No Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), bairro Malvinas, professores da Cultura oferecem aulas de balé, capoeira e oficina de Cinema Comentado. Na Região Serrana, Espaço CriaSana, a Secretaria de Cultura atende a população com atividades de dança contemporânea, balé e outros, apresentando uma novidade, a Dança Maternal Baby, onde mãe e bebê se interagem através da música e dos movimentos.

Endereços:

*Praça das Artes - Avenida Rui Barbosa, 780, Centro.

*Praça Jorge Marins - Rod. Amaral Peixoto, 723 - Centro, Mercado de Peixes.

* Espaço CriaSana - Em frente a Praça Principal do Sana.

*CEU - Final da Rua Principal no bairro Malvinas.

Jornalista Mônica Braga

 

Notas

Macaé promove segundo Seminário sobre Violência

O segundo Seminário sobre Violência, promovido nesta quarta-feira (29), reuniu 160 participantes e colocou em pauta a prevenção de violências contra o sexo feminino, a equidade e a ideologia de gênero machista. O evento, organizado pela prefeitura, aconteceu das 9 às 13 horas e de 14 às 18 horas, no Auditório Cláudio Ulpiano, na Cidade Universitária. A Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Cidadania, a Coordenadoria de Políticas para Mulheres e o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam) foram responsáveis pela programação.

A importância do seminário foi destacada pela Secretária de Desenvolvimento Social, Tatiana Pires. "A violência está em toda parte, em todas as classes sociais, não está restrita à raça, cor de pele, religião. O município tem equipamento de proteção para acolher a mulher vítima de violência, que vem fragilizada, mas é atendida por um trabalho de rede de modo a garantir a essa mulher a segurança", disse a secretária.

Satisfeita com a adesão pública ao evento, a coordenadora de políticas para mulheres e do Ceam, Jane Roriz, evidenciou os dados: em 2016 foram 3.921 atendimentos sociais, psicológicos e jurídicos pela equipe técnica, formada por assistentes sociais, psicólogos e advogados, referenciados por algum órgão que atende as mulheres ou por demanda espontânea.

Fonte: Equipe da SECOM