Fundação Macaé de Cultura

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Home Notícias Notícia I Jornada Cultural e Pedagógica movimenta a serra macaense

I Jornada Cultural e Pedagógica movimenta a serra macaense

E-mail Imprimir

 

f13abd fd991d058806434f9b6626aec7ed5ac9-mv2

O distrito de Glicério será palco da I Jornada Cultural e Pedagógica da Serra de Macaé do dia 15 a 21 de maio. A ação é promovida pela Secretaria Municipal de Cultura e tem como objetivo a realização de projetos da Biblioteca Pública Municipal Henriqueta Marotti. A Jornada é desenvolvida em parceria com o Colégio Estadual Municipalizado Raul Veiga. As ações da biblioteca são integradas às secretarias municipais e outras instituições, com a proposta de informar, formar e capacitar crianças, jovens e adultos por meio de palestras, oficinas e outras atividades educativas, visando sensibilizar para o ato da cooperação.

Como agente de desenvolvimento da comunidade local, a biblioteca tem como missão proporcionar oportunidades de expandir a criatividade pessoal; promover o conhecimento da herança cultural, a apreciação das artes, realizações e inovações científicas e fomentar o diálogo intercultural. "Nossa compreensão é de que a Cultura deve estar integrada com a Educação, em conjunto com as bibliotecas públicas rurais e suas unidades escolares, para se desenvolver de forma mais ampla e abrangente nas comunidades serranas do município", disse a secretária municipal de Cultura, Tânia Jardim. As Inscrições são na Biblioteca Pública Henriqueta Marotti, Rua Lauro Gonçalves s/n – Glicério - tel. 22 27934096.

Vários parceiros oferecem apoio a essa Jornada. Do poder público: secretarias municipais do Interior, Educação, Esporte,Turismo, Comunicação Social, Agroeconomia, Defesa Civil, Ambiente, Saúde, Zoonoses, Creche M. Ângela Félix l. E mais: Instituto Vida Sustentável, Associação de Moradores de Glicério, Radio Alternativa FM, NUPEM/UFRJ, ONG Ser e Viver, SIT – Sistema Integrado de Transporte, Cabala Restaurante e Pousada, Mercadinho do Óleo, Mercadinho de Glicério, Madeireira Marotti, Madeireira Baixo-Serra, Associação dos Produtores do Rio São Pedro, Comunidade da Serra da Cruz, Farmácia de Glicério, Casa de Construção de Trapiche, Crucks da Serra, brinquedos Tia Marcela, Sal Doce & Cia - Cafeteria e Lanchonete., artesãos da Serra e Limpatec.

Programação:

Dia 15 - 19h - EU NEGRA - performance apresentada pela atriz Claudia Bispo); e Cordel, com Helder Santana

Dia 16 - 10h - Oficina de Compostagem, por Alessandro Cesar - técnico agrícola Secretaria Municipal Agroeconomia
Exposição "Pássaros do Brasil" (óleo sobre tela), por Sérgio Spencer
14h - Oficina Arte e terapia (terrário), por Rose Daudt - Jardinagem

Dia 17 - 15h - Apresentação da Orquestra Popular de Macaé (OPM)
19h - Palestra "Água – Bacia do Rio Macaé", com o prof. Maurício Molisani -NUPEM/ UFRJ
19h30 - Cinema Ambiental – CUCA NUPEM/UFRJ
20h - Roteiro Turístico de Macaé – com os turismólogos da Secretaria Municipal de Turismo

Dia 18 - 10h – Oficina de Customização, por Maria Eduarda
10h - HIP HOP (rimas e poesia), por Paulo Marques
19h - Noções Básicas de Defesa Civil – Rio São Pedro por Jomar Faturini
14h - brincadeiras esportivas, slikeline, corda, circuito pneus, pula-pula, por Crucks da Serra (Expedições e aventuras)
19 h - Noite de autógrafos do escritor e poeta glicerence, Carlos Henrique Lopes de Figueiredo
Homenagem póstuma – Sidamaiá Oliveira Gonçalves (atuante na comunidade educacional)

Dia 20 - 10h - Esquete Mota Coqueiro, com o Cia EMARTeatro (EMART)
11h - Sarau e Encontro dos escritores, poetas, contadores de história, agentes culturais, educadores, artistas, estudantes, comunidade
Roda de Bate papo com Hanna Gledyz - representante do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Rio de Janeiro - Secretaria Estadual de Cultura; Tânia Maria Jardim Secretária Municipal de Cultura de Macaé
13h - Gastronomia de boteco (caldinho de aipim, pastel, carne-seca com aipim)
Roda de Capoeira
Samba Choro – Rádio Alternativa FM

Dia 21 - 8h - Passeio Ciclístico Glicério - Trapiche - Glicério (Secretarias Municipais de Interior, Cultura, Esporte e Turismo)

Jornalista Marilene Carvalho

 

Notas

Macaé promove segundo Seminário sobre Violência

O segundo Seminário sobre Violência, promovido nesta quarta-feira (29), reuniu 160 participantes e colocou em pauta a prevenção de violências contra o sexo feminino, a equidade e a ideologia de gênero machista. O evento, organizado pela prefeitura, aconteceu das 9 às 13 horas e de 14 às 18 horas, no Auditório Cláudio Ulpiano, na Cidade Universitária. A Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Cidadania, a Coordenadoria de Políticas para Mulheres e o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam) foram responsáveis pela programação.

A importância do seminário foi destacada pela Secretária de Desenvolvimento Social, Tatiana Pires. "A violência está em toda parte, em todas as classes sociais, não está restrita à raça, cor de pele, religião. O município tem equipamento de proteção para acolher a mulher vítima de violência, que vem fragilizada, mas é atendida por um trabalho de rede de modo a garantir a essa mulher a segurança", disse a secretária.

Satisfeita com a adesão pública ao evento, a coordenadora de políticas para mulheres e do Ceam, Jane Roriz, evidenciou os dados: em 2016 foram 3.921 atendimentos sociais, psicológicos e jurídicos pela equipe técnica, formada por assistentes sociais, psicólogos e advogados, referenciados por algum órgão que atende as mulheres ou por demanda espontânea.

Fonte: Equipe da SECOM