Fundação Macaé de Cultura

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
Home Notícias Notícia Solar dos Mellos comemora o Dia Nacional de Museus

Solar dos Mellos comemora o Dia Nacional de Museus

E-mail Imprimir

mota coqueiro                                                                                                                      Elenco da Cia de Teatro Musicado

 

Solar dos Mellos – Museu da Cidade de Macaé vai comemorar a 15ª Semana Nacional de Museus, nesta quinta-feira (18). Palestras, exposições e esquetes são algumas das atrações que terão como tema "As Várias Memórias sobre Motta Coqueiro". A programação acontecerá a partir das 20h, no Solar, com entrada gratuita.

Manuel da Motta Coqueiro, apelidado de "A Fera de Macabu", foi um rico fazendeiro da região norte fluminense, sendo o último condenado à pena de morte por ter, supostamente, mandado matar toda uma família de colonos residente em suas terras. O caso é um dos crimes mais famosos do Brasil, pois muitos consideram que foi executado um inocente.

Programação

A programação contará com palestras da historiadora Conceição Franco e da arquivologista Juliana Alvim, que falará sobre a importância do Solar enquanto guardião de arquivos da cidade, como um processo original de 1854 que esmiúça fatos sobre o caso que levou ao enforcamento da Fera de Macabu. Já Bárbara Benevides, mestranda da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), apresentará a palestra: Morra morte natural: uma exposição sobre a pena de morte no Brasil.

A diretora do Solar, Adriana Bacelar, ressalta que o evento é resultado de um grande trabalho em equipe. "A pesquisa para a programação ficou a cargo das pesquisadoras Jane Marinho e Rosali Quinan, além das contribuições dos gerentes de projetos do Solar, Cláudia Barreto e Leonardo Barreto", afirma.

A comemoração terá ainda apresentação de esquete,com a Cia de Teatro Musicado da Escola de Artes Maria José Guedes - Emart - sob a direção de Márcio Gonçalves, show da Orquestra Popular de Macaé e mostra de histórias em quadrinhos.

O Solar dos Mellos é ligado à Secretaria de Cultura e fica na Rua Conde de Araruama, 248 - Centro.

Fonte: Equipe SECOM

Foto: Luiz Bispo

 

Notas

Macaé promove segundo Seminário sobre Violência

O segundo Seminário sobre Violência, promovido nesta quarta-feira (29), reuniu 160 participantes e colocou em pauta a prevenção de violências contra o sexo feminino, a equidade e a ideologia de gênero machista. O evento, organizado pela prefeitura, aconteceu das 9 às 13 horas e de 14 às 18 horas, no Auditório Cláudio Ulpiano, na Cidade Universitária. A Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Cidadania, a Coordenadoria de Políticas para Mulheres e o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam) foram responsáveis pela programação.

A importância do seminário foi destacada pela Secretária de Desenvolvimento Social, Tatiana Pires. "A violência está em toda parte, em todas as classes sociais, não está restrita à raça, cor de pele, religião. O município tem equipamento de proteção para acolher a mulher vítima de violência, que vem fragilizada, mas é atendida por um trabalho de rede de modo a garantir a essa mulher a segurança", disse a secretária.

Satisfeita com a adesão pública ao evento, a coordenadora de políticas para mulheres e do Ceam, Jane Roriz, evidenciou os dados: em 2016 foram 3.921 atendimentos sociais, psicológicos e jurídicos pela equipe técnica, formada por assistentes sociais, psicólogos e advogados, referenciados por algum órgão que atende as mulheres ou por demanda espontânea.

Fonte: Equipe da SECOM